O marketing pode definir a vida do seu produto

Faz tempo que eu não faço nenhuma postagem mas é por um bom motivo. Nos próximos dias tentarei trazer conteúdos com uma boa relevância e espero que você goste.


Estive desenvolvendo alguns projetos junto com uns amigos e uma das partes que mais pensamos e quebramos a cabeça foi na estratégia de marketing do produto. Pensamos em diversas maneiras de atrair/despertar a curiosidade das pessoas e de uma coisa eu sei, não é nada fácil. Essa difícil missão é uma das mais importantes etapas, a falta de uma boa estratégia pode fazer com que seu produto se torne igual ao verso mais repetido da música Carimbador Maluco de Raul Seixas  - "plunct plact zum, não vai a lugar nenhum." É isso mesmo que você leu, se você fizer uma má escolha, existe uma grande possibilidade de tudo dar errado. 

  1. E isso é para você jamais esquecer!


Aaaah, mas você deve está cogitando da ideia de que a estratégia de marketing é algo não tão importante como a qualidade do produto, por exemplo, que você pretende oferecer. Afinal de contas nada vai adiantar se o seu projeto for péssimo e se não existir uma forma concreta de gerar "lucros". 
Você tem toda a razão, a qualidade e a forma de gerar lucros também é um ponto muito importante mas não é o principal.(Escreverei sobre isso em uma outra postagem)
Mas então por que pensar na estratégia de marketing é tão importante?


Para responder essa pergunta, selecionei alguns trechos de sites renomados da área:
[...]Para muitos empreendedores, o marketing não costuma ser considerado importante. E esse é o maior problema quando vivemos em um mundo globalizado e temos cada vez mais que lidar com concorrentes extremamente estratégicos e ávidos para roubar seu mercado.
O marketing de um modo geral, não é apenas a criação de um comercial para vender um produto, como muitos acreditam. O marketing é parte importante para gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca em canais para garantir uma boa reputação para evitar perder novos clientes, e principalmente é através do marketing que são definidas as ações para gerar novas vendas, leads ou contratos de uma empresa. 
É através do marketing, que ações estratégicas são criadas para manter o fluxo de receita da empresa de forma sustentável e também garantir que a empresa se mantenha durante os próximos anos[...] - Fonte: Administradores

Achou pouco?! Vamos ao próximo.
[...]Todo empreendedor, quando abre um negócio, foca quase que exclusivamente no produto ou serviço prestado. E só vão pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que eles estavam esperando. Outro equivoco, é pensar que o Marketing irá resolver todos os problemas da sua empresa como, melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, em um único dia[...] - Fonte: Acelerato

Ainda não acredita?! Então vamos fechar com chave de ouro.
Quando se trata de propaganda, cada decisão pode ser crucial para a sua empresa. É preciso muita atenção, por que muitas das decisões de uma companhia giram a volta do marketing.Qualquer empresário de sucesso tem de tomar grandes decisões. A área de marketing envolve muitas delas. É preciso atenção, foco e um pouco de organização. Como líder, há uma série de coisas que você precisa pensar: objetivo, estratégia, posicionamento, padrões de marca, serviço ao consumidor, preço, audiência e análise[...] - Fonte: Forbes

Agora deve ter dado uma clareada na sua mente. Você deve ter entendido o quão importante é escolher uma boa estratégia, também quero deixar claro, que não há melhor forma de "fazer marketing" mas sim, aquela que é a mais rentável e lucrativa para o bolso do seu empreendimento, e quer um conselho? No mundo do empreendedorismo, esteja sempre preparado com as melhores armas. 

Vamos aos fatos!

Supondo que você está no início do processo, há dois processos-chave que você precisa criar:
  • Estratégia de Marketing
  • Plano de Marketing

Eu aconselho você a manter essas duas coisas separadas, pelo menos, no início. Eu recomendo isso porque pensar estrategicamente sobre algo é muito diferente de pensar taticamente ou concentrando-se nas partes mais tangíveis de um plano. Pense a estratégia como o guia para o que você está tentando fazer - seus objetivos - e o plano de como uma tradução mais detalhada sobre o que exatamente você vai fazer para executar  a estratégia e alcançar os objetivos. Mantê-los separados, como eles exigem que você pense em diferentes níveis para criá-los.

De uma forma mais clara: A estratégia é a elaboração do planejamento e o plano é a implementação da estrategia definida.



Se houver alguma dúvida ou sugestão, continuaremos a conversa nos comentários. Obrigado pela atenção, espero ter lhe ajudado!