#TavernaDicas : 8 etapas para desenvolver seus próprios jogos.

Autor: JinnDevil

Juliano Timm, desenvolveu essa série de etapas para o desenvolvimento de jogos, como monografia de sua pós-graduação. Confira agora!

Você sabe como um game é feito? Você tem curiosidade de saber qual é o processo de produção de um game? Bem, talvez eu possa ajudar. Neste post vou abordar as etapas de desenvolvimento de um game.

Em essência, é fundamentado nas teorias de Jeannie Novak, autora do livro Desenvolvimento de Games. Esta americana fez pesquisas em várias empresas de desenvolvimento de games para identificar o modelo que elas usam. Ela salienta que há uma forma em comum em todos os processos, porém existem diversas “variantes”.

Ao total, são oito etapas, vamos a elas:

Etapa 1: Conceito
É nesta etapa em que você fala frases como: “Pensei em um joguinho com tal personagem fazendo tal coisa com o objetivo de matar tal inimigo”. E ainda existem aquelas pessoas que dizem: “Alguém vai comprar isso? Já não fizeram isso no game z?”

Então... é bem isso. Esta fase inicial ocorre quando é elaborada uma ideia de game, uma funcionalidade básica, a história, o enredo básico, a viabilidade de forma geral, os custos, o mercado etc. Esta etapa termina quando se toma a decisão de começar a planejar o projeto de jogo. O ideal, neste ponto, é gerar um documento de conceito de jogo. Este material deve ter no máximo cinco páginas e quando for elaborado não dá pra esquecer que a sua finalidade é vender o jogo, tanto interna (dentro da empresa) quanto externamente (futuros investidores). São sugeridos os seguintes componentes:

  • Premissa: ideia geral do game, que deve ter uma ou duas frases. Estas são endereçadas ao seu jogador e provavelmente serão aquelas usadas para mostrar o diferencial do seu jogo, além de uma futura divulgação.
  • Motivação do jogador: neste componente você deve responder às perguntas: Como o jogador vence? Qual é a motivação para o jogador?
  • Diferencial: neste momento, surgem as perguntas: O que o seu game traz de diferente em relação aos outros que já estão no mercado? O que o torna especial? Tem um visual mais atrativo? A tecnologia é melhor do que a dos concorrentes? Pense em você comprando um jogo... existe aquele que já está no mercado e tem seus usuários, por que aquelas pessoas abandonariam este jogo para jogar o seu?
  • Público-alvo: quem jogará o seu game? Que idade vai ter? Qual é o sexo? Em qual país e qual língua? A ideia, aqui, é definir o provável perfil de jogador e, dessa forma, conseguir apresentar soluções mais adequadas ao seu game. No futuro, essa informação poderá ser usada para definir a campanha de marketing.
  • Gênero: qual é o gênero do seu game? Lembre que isso pode influenciar as decisões de investidores. É um gênero crescente? É um híbrido? É um inovador? Investidores tendem a ser mais cautelosos, a investir em gêneros novos. Isso acontece em razão de que, simplesmente, o seu futuro investidor não consegue mensurar algo novo. 
  • Classificação etária: a classificação etária deve ser analisada de acordo com o conteúdo do seu game. Link do Comitê de Classificação de Software de Entretenimento – ESRB:http://www.esrb.org/ratings/ratings_guide.jsp
  • Plataforma-alvo e requisitos de hardware: seu game será distribuído para PC, Windows, MAC e Linux? Será desenvolvido para Tablet? Android e IOs? Respondendo a essas perguntas e dependendo da plataforma-alvo, você pode começar a definir o motor em que será usado ou frame work.
  • Licença: este é o momento em que você deve indicar quando pretende fazer um game que envolva licença de terceiros. Por exemplo, para um jogo de futebol, você precisa da licença de uso dos times, dos jogadores etc.
  • Análise competitiva: você deve selecionar de três a cinco títulos bem sucedidos disponíveis no mercado, deverá colocar um título, descrição e gênero. O mais importante é explicar como o seu game vai competir com esse título, o que você tem de melhor e de diferente para poder ganhar da concorrência.
  • Objetivos: o que está além da "diversão" do game? Qual a sua expectativa quanto à experiência do seu jogador? Que sensações você está tentando produzir? Suspense, medo, desafio, humor, tristeza etc.
  • Retorno financeiro: como se dará o retorno financeiro? O jogo será free com publicidade? Será pago? Custará quanto? Possuí sistema de monetização diferente para plataformas diferentes?

Etapa 2: Pré-produção ou planejamento
Nesta fase é detalhado o jogo, qual é o estilo de arte, o plano de produção, a história, level design, mecânicas de jogo etc. Nesta etapa participam programadores, artistas, escritores, designers, produtores e assistentes de produtores. Este momento termina com a criação de GDD, que é um documento a parte, é a espinha dorsal do jogo. Ele é a referência durante todo o projeto. Minha experiência afirma que não existe um padrão único. Para cada projeto são necessárias seções únicas. Segundo Novak, é possível generalizar uma estrutura com os seguintes itens:

  • Interface do game: listar todas as telas, elementos que pretende usar em cada interface, tempo de produção necessário, custo de produção, necessidade de cada interface, visibilidade da interface para o público-alvo e, ainda, características de utilização;
  • Habilidade e itens dos personagens: descrever as habilidades adquiridas, inatas, de combate e de defesa de cada personagem controlado pelo jogador e personagem não jogador (NPC);
  • Mundo do game: descrever a ambientação do jogo, época, lugar, arte, modo de jogar, animação, personagens, itens coletáveis etc;
  • Motor do game: é importante escolher um motor em que todos os envolvidos do projeto estejam de acordo. Feito isso, é importante registrar todas as limitações deste motor, tanto para a equipe de arte, quanto para a equipe projeto, programação etc.

Etapa 3: Protótipo
Primeiro, deve-se saber que um protótipo é um item de software que captura a essência do que torna o game especial, o que o diferencia dos demais e o que o tornará bem sucedido. Nesta etapa, podem ser usados, além de protótipos digitais, protótipos no papel, no quadro etc. Também é possível desenhar as telas no papel ou com auxílio de um software. A dica, nesta fase, é sair um pouco do digital para se atentar ao jogo e não a questões de tecnologia etc. Um dos elementos mais importantes do protótipo é ter um feedback, não só da equipe, mas de possíveis interessados no jogo. Afinal, os jogos são projetados para jogadores.

Etapa 4: Produção
Esta é a etapa em que o jogo é produzido, o que leva em torno de seis meses a dois anos. Este período pode variar, pois é quando são obtidas as licenças necessárias para a comercialização dos títulos. Apesar de o documento de design estar concluído, ainda são feitos alguns ajustes. Ainda existem o refinamento de mecânicas e outros elementos do jogo. O game designer acompanha a produção para certificar que os detalhes estão sendo devidamente implementados pelos programadores e artistas. Nesta etapa, os artistas produzem os mapas e os personagens. Os programadores, por sua vez, codificam as interfaces e adicionam a Inteligência Artificial.

Etapa 5: Alfa
Nesta fase, o game é jogável do início ao fim. Assim, a equipe de qualidade valida o jogo, em todos os módulos, à procura de melhorias e defeitos. Os problemas são registrados em um banco de dados. Neste ponto, já devem estar concluídos:

  • Percurso completo (ou seja, ele é jogável do começo ao final);
  • Texto no idioma básico;
  • Interface básica, com documentação preliminar;
  • Compatibilidade com a maioria das configurações de hardware e software especificadas;
  • Requisitos mínimos do sistema testados;
  • Maioria das interfaces manuais testadas quanto à compatibilidade;
  • Arte e áudio temporários;
  • Recursos multiplayer testados (quando aplicáveis);
  • Rascunho do manual do game.

Etapa 6: Beta
Nesta fase, a ênfase está na correção de problemas. São chamados testadores on-line. Neste momento, devem estar concluídos:

  • Código;
  • Conteúdo;
  • Texto em diferentes idiomas;
  • Navegação pelo percurso do game;
  • Interface do usuário;
  • Compatibilidade de hardware e de software;
  • Compatibilidade de interface manual;
  • Arte e áudio;
  • Manual do game.

Etapa 7: Ouro
Após passada a fase beta, o game é enviado para a fabricação, quando, geralmente, é gravado em uma mídia mestre e embalado junto com manuais e os outros itens. Vários jogos são distribuídos de forma on-line em lojas de consoles, como a Play Station Store.

Etapa 8: Pós-produção
Nesta etapa, são corrigidos alguns bugs, normalmente referentes a problemas pontuais. Também são disponibilizadas atualizações ou expansões. O objetivo, neste ponto, é conseguir dar maior longevidade ao jogo.




Gostou? Comente aqui!